Como calcular a quantidade de BTU’s do Ar Condicionado que sua Casa precisa

Você sabia que ao adquirir um ar condicionado para a sua casa, é necessário fazer uma série de cálculos que podem te ajudar na escolha de uma opção mais apropriada para o espaço onde o mesmo será instalado? Exatamente. Muitas pessoas cometem erros para escolher o ar condicionado por não entender a necessidade de se calcular a quantidade de BTU’s – British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica – do aparelho, e isso tende prejudicar a eficiência do aparelho, que pode não possuir a potência suficiente ao local. Na verdade, outro erro é não comprar com desconto em uma loja online, utilize um cupom da central ar ou um cupom de desconto ponto frio para economizar.

No caso, calcular a quantidade de BTU’s do ar condicionado deve ser considerada uma primeira medida na busca pelo aparelho ideal para a sua casa, pois isso tende a garantir que o mesmo tem capacidade suficiente para refrigerar o ambiente que provavelmente será instalado. Este cálculo pode ajudar inclusive, a evitar gastos altos com os aparelhos mais potentes do que o necessário e outros problemas que podem surgir com o tempo. Quer saber como calcular a quantidade de BTU’s do ar condicionado, confira no texto.

No momento de adquirir um ar condicionado para uma casa é comum algumas pessoas se preocuparem apenas com a estética do aparelho e, como o mesmo se “encaixa” com o restante da decoração dos cômodos. Mas muito mais importante que a combinação é o fato do aparelho ser realmente suficiente para refrigerar o ambiente onde tem intuito de instalá-lo, para que o mesmo seja eficiente na tarefa que promete realizar. Contudo, para garantir essa eficiência, se torna fundamental que as pessoas realizam um cálculo.

O cálculo em questão se refere a medida que determina qual a potência de refrigeração ideal para que o aparelho de ar condicionado consiga realizar a sua tarefa de refrigerar todo o ambiente com precisão. No caso, trata-se de cálculo “BTU”, que também passa a ser conhecido como o British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica e o mesmo se torna bem simples, bastando se atentar aos dados determinados pelos especialistas, a qual indica qual é a quantidade recomendada de BTU’s por metro quadrado dos locais.

Aprenda a Calcular a quantidade de BTU’s do Ar Condicionado

Antes de aprender como calcular a quantidade de BTU’s do ar condicionado, é preciso ter noção sobre algumas determinações, onde determina-se que para a refrigeração de um cômodo tende a ser necessário trabalhar com a quantidade de 600 e 800 BTU’s por metro quadrado. A quantia de 600 deve ser considerada para um cômodo que não tem muita incidência do sol, enquanto a segunda quantia de 800 BTU’s deve ser considerada aos cômodos que recebem raios de luz diariamente e por isso pode ser mais “quentes”.

Com essas informações, pode iniciar o processo de cálculo correto de BTU’s. No caso, se torna necessário medir o cômodo onde pretende instalar o ar condicionado e ter noção sobre a quantidade de pessoas que frequentam o local, pois isso influencia no resultado final. Para cada usuário adicional do espaço (sem contar o primeiro) recomenda-se que acrescente mais 600 BTU’s ou 800 na sua conta. Ou seja. Se 4 pessoas frequentam a sua sala com pouca incidência solar, será preciso somar 600 x 3, onde o primeiro não conta.

Após isso, possível realizar o cálculo final, que deve ser feito com a quantia ideal para o local onde será instalado (600 ou 800 BTU’s) vezes o metro quadrado do ambiente. Por exemplo. Um local sem incidência solar com 15 m² e mais duas pessoas frequentando-o diariamente, pode sugerir um cálculo de “(600 x 15) + 600 = 9.600”. Neste sentido, há a possibilidade de dizer que a quantidade de BTU’s do ar condicionado para o ambiente que pretende instalar o aparelho deve ser de 9.600, tendo mais eficiência ao refrigerar.

  • O cálculo varia conforme o tamanho do local, a incidência solar e inclusive com as pessoas que frequentam o local, portanto atenção para fazer um cálculo correto.