Ar condicionado: veja como consumir menos eletricidade

Quer usar o ar condicionado sem sofrer com a conta? Confira nossas dicas para seu ar gastar menos energia elétrica.

No passado, ter um ar condicionado em casa, era tido como luxo e ostentação, mas com a queda nos preços e a facilidade nos parcelamentos, ficou muito fácil hoje ter um aparelho. O problema é que embora o custo de aquisição tenha diminuído, o gasto gerado por ele na conta de energia, pode ser bem salgado. Mesmo que seja a melhor marca de ar condicionado, ele ainda pode acabar gastando bastante.No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas bem legais de como fazer seu ar condicionado gastar menos energia. Acompanhe conosco e veja como economizar

Dicas para seu Ar condicionado gastar menos eletricidade

Confira nossas dicas e veja como poupar com sucesso:

Atenção ao local da instalação

Escolha o melhor local para a instalação, onde o fluxo do ar fique paralelo à maior dimensão do local, evite deixá-lo perto de cortinas, móveis, cantos e onde bata luz diretamente. Além disso, fontes de calor como TVs grandes e aparelhos do tipo, devem ser evitados de se posicionarem próximo ao aparelho de ar. Lembrando que quanto mais alto for instalado no ambiente, melhor será seu rendimento.

Não use o aparelho no máximo

Engana-se quem pensa que o ideal para o uso é colocar o aparelho no máximo, isso pode fazer ele gastar muito mais energia, mas não garante que ele vá gelar melhor o ambiente. Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente. Manter os ambientes numa temperatura entre 22ºC e 24ºC é o mais adequado. Uma dica é manter as portas e janelas bem fechadas, para assim evitar a entrada de ar do ambiente externo, assim como é importante evitar a entrada do calor do sol no ambiente, fechando as cortinas, por conta de que assim o ambiente ficará na temperatura desejada de forma mais rápida.

Atenção ao selo procel

É vital que antes de fazer a compra do seu ar condicionado, você se certifique de que o aparelho possui o Selo Procel. Ele é que indica ao consumidor, se o equipamento apresenta boas condições energéticas dentro de sua categoria. Embora muita gente ache que o ar portátil é o que gasta menos, o aparelho considerado mais econômico de verdade, é aquele que está na categoria A de energia. Basta verificar na etiqueta do produto

Mantenha o ambiente isolado

Se você liga o seu ar condicionado e deixa a porta e as janelas do espaço aberta, o tempo que ele levará para resfriar o ambiente, caso consiga fazer isso mesmo, é bem maior. É importante manter o espaço isolado sempre. A entrada de ar do ambiente externo faz o seu ar condicionado trabalhar mais e, consequentemente, gastar mais energia.

Não desligue o aparelho se for voltar logo

Se for se ausentar por pouco tempo, não desligue o ar-condicionado, ao resfriar o ambiente de novo ele poderá gastar mais energia. Isso por que a energia gasta para que ele seja religado e gele o ambiente novamente, será muito maior do que a utilizada apenas para manter a temperatura no tempo que você estiver fora.

Atenção a limpeza do aparelho

Se seu aparelho vive sujo, não faz aquela manutenção periódica nos filtros, a circulação do ar é comprometida e o gasto de energia também aumenta. Nem precisa chamar um profissional, existem vários vídeos no youtube, mostrando como é fácil retirar o filtro e limpar. A frequência ideal é que pelo menos uma vez por mês você faça uma vistoria no ar condicionado e realize esses pequenos reparos.

Gostaram das dicas galera? Tomara que consigam economizar com sucesso ok?

Se vocês possuem dúvidas ou sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários! Quem sabe não vira um novo artigo por aqui?